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Monitoramento com IA reforça segurança no Rodoanel Norte; veja como funciona

Obra recém-inaugurada pelo Governo de SP utiliza câmeras com inteligência artificial e monitoramento ininterrupto para ampliar a segurança e o conf...

24/12/2025 às 18h05
Por: Redação Fonte: Secom SP
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Estrutura permite acompanhar, em tempo real, tudo o que acontece na rodovia e direcionar os agentes para as providências necessárias, sempre com foco na preservação da vida
Estrutura permite acompanhar, em tempo real, tudo o que acontece na rodovia e direcionar os agentes para as providências necessárias, sempre com foco na preservação da vida

A tecnologia tem papel central na operação do recém-inaugurado trecho 1 do Rodoanel Norte, que teve tráfego liberado para os motoristas nesta terça (23) . Com um sistema inteligente de monitoramento composto por 32 câmeras com inteligência artificial e gestão centralizada das informações, o Centro de Controle Operacional (CCO) da rodovia foi estruturado para atuar de forma permanente na prevenção de riscos, na resposta rápida a ocorrências e na proteção dos usuários.

O CCO funciona como o “cérebro” da operação do Rodoanel Norte. É a partir dele que todas as informações da rodovia são recebidas, analisadas e transformadas em ações práticas. O centro opera 24 horas por dia, sete dias por semana, de forma ininterrupta, monitorando todo o trecho recém-entregue e fornecendo suporte contínuo às equipes operacionais.

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A estrutura permite acompanhar, em tempo real, tudo o que acontece na rodovia e direcionar os agentes para as providências necessárias, sempre com foco na preservação da vida. Ao longo dos 24 quilômetros, os dispositivos conectados ao CCO permitem o acompanhamento em tempo real das condições da via e contam com recursos de inteligência artificial capazes de identificar automaticamente situações fora do padrão.

“Com nossas câmeras com inteligência artificial, a gente consegue identificar eventos incomuns, de forma automática. Desde um cone caído na rodovia, por exemplo, até um motorista com comportamento inadequado”, disse Brendon Ramos, CEO da concessionária Via Appia, à Agência SP. “Tudo que foge da normalidade, o sistema avisa”.

Cada tipo de ocorrência é classificado de forma específica, permitindo que o centro de controle adote respostas diferentes conforme a natureza do evento. A partir desses alertas, o CCO aciona de maneira imediata os recursos necessários, como guinchos, ambulâncias ou equipes de apoio, reduzindo o tempo de resposta e ampliando a segurança dos usuários.

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A tecnologia garante suporte imediato dentro dos túneis do Rodoanel Norte. O CCO acompanha continuamente os sistemas desses trechos, permitindo identificar rapidamente qualquer anormalidade, como veículos com problemas mecânicos. Em situações mais graves, o próprio CCO pode acionar remotamente os sistemas de segurança. “A gente consegue, inclusive, acionar o sistema anti-incêndio dos túneis daqui mesmo.”

Outro aspecto monitorado a partir do CCO é a circulação da fauna. O sistema permite acompanhar a passagem de animais e identificar pontos com maior incidência, contribuindo para a gestão das estruturas existentes na rodovia, como as passagens de fauna. Esse controle amplia a segurança tanto para os motoristas quanto para os animais, reduzindo riscos de acidentes.

Rodoanel teve tráfego liberado para motoristas na terça (23)
Rodoanel teve tráfego liberado para motoristas na terça (23)

Tecnologia de ponta

As câmeras instaladas no Rodoanel Norte já nascem com tecnologias avançadas e possibilidade de evolução ao longo do tempo. De acordo com Brendon Ramos, o padrão tecnológico adotado permite, por exemplo, configurar a identificação de comportamentos considerados de risco. À medida que a operação avança, a inteligência artificial passa a reconhecer novos padrões e aperfeiçoar a detecção de eventos, tornando o monitoramento cada vez mais preciso.

Toda essa estrutura é sustentada por um sistema de energia projetado para garantir que o CCO permaneça operacional mesmo em situações adversas. O fornecimento conta com diferentes camadas de segurança: energia da concessionária local, sistemas de no-break e geradores próprios. Essa configuração assegura o funcionamento contínuo do centro de controle e dos demais sistemas da rodovia. “É uma estrutura feita para estar sempre operacional”, destaca o CEO.

Centro equipado

Além do monitoramento por imagem, o CCO tem papel estratégico no acionamento e na coordenação das equipes de atendimento ao longo do trecho. A estrutura operacional disponível inclui três guinchos, sendo dois leves e um pesado, duas ambulâncias, uma de pronto atendimento e outra de suporte avançado, além de caminhão-pipa, caminhão boiadeiro e equipes de inspeção de tráfego que atuam de forma permanente em toda a extensão da via.

O CCO também é responsável pelo atendimento telefônico operacional, por meio do 0800 da rodovia, voltado a emergências e informações sobre o tráfego. Já o canal da Ouvidoria funciona em horário administrativo e é destinado a manifestações como reclamações, solicitações, sugestões e elogios, mantendo o CCO dedicado integralmente às demandas operacionais e emergenciais.

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Para a concessionária, o modelo adotado no Rodoanel Norte representa um legado tecnológico para o Estado de São Paulo. A proposta é demonstrar que é possível implantar no Brasil um padrão de monitoramento compatível com o das rodovias mais modernas do mundo, com 100% da via acompanhada em tempo real e decisões centralizadas em um único centro de controle. Um modelo que, segundo a avaliação da empresa, tende a ser permanente e a se aperfeiçoar continuamente, tendo o Rodoanel Norte como um dos primeiros grandes exemplos dessa nova geração de infraestrutura rodoviária no estado.

Para Brendon Ramos, o modelo implantado no Rodoanel Norte representa um avanço duradouro para o Estado de São Paulo. “Mostrar que é possível trazer um padrão tecnológico moderno, que o mundo aponta, para o Brasil e para o estado de São Paulo, é o primeiro passo”, afirma. Segundo ele, a expectativa é que esse tipo de estrutura seja replicado em outras rodovias concedidas no país. “É um padrão em que 100% da rodovia é monitorada e a informação vai para um centro único, que toma ações de forma célere para salvar uma vida. Esse é um legado que veio para ficar, e o Rodoanel é o primeiro grande exemplo disso.”

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