
A tecnologia tem papel central na operação do recém-inaugurado trecho 1 do Rodoanel Norte, que teve tráfego liberado para os motoristas nesta terça (23) . Com um sistema inteligente de monitoramento composto por 32 câmeras com inteligência artificial e gestão centralizada das informações, o Centro de Controle Operacional (CCO) da rodovia foi estruturado para atuar de forma permanente na prevenção de riscos, na resposta rápida a ocorrências e na proteção dos usuários.
O CCO funciona como o “cérebro” da operação do Rodoanel Norte. É a partir dele que todas as informações da rodovia são recebidas, analisadas e transformadas em ações práticas. O centro opera 24 horas por dia, sete dias por semana, de forma ininterrupta, monitorando todo o trecho recém-entregue e fornecendo suporte contínuo às equipes operacionais.
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A estrutura permite acompanhar, em tempo real, tudo o que acontece na rodovia e direcionar os agentes para as providências necessárias, sempre com foco na preservação da vida. Ao longo dos 24 quilômetros, os dispositivos conectados ao CCO permitem o acompanhamento em tempo real das condições da via e contam com recursos de inteligência artificial capazes de identificar automaticamente situações fora do padrão.
“Com nossas câmeras com inteligência artificial, a gente consegue identificar eventos incomuns, de forma automática. Desde um cone caído na rodovia, por exemplo, até um motorista com comportamento inadequado”, disse Brendon Ramos, CEO da concessionária Via Appia, à Agência SP. “Tudo que foge da normalidade, o sistema avisa”.
Cada tipo de ocorrência é classificado de forma específica, permitindo que o centro de controle adote respostas diferentes conforme a natureza do evento. A partir desses alertas, o CCO aciona de maneira imediata os recursos necessários, como guinchos, ambulâncias ou equipes de apoio, reduzindo o tempo de resposta e ampliando a segurança dos usuários.
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A tecnologia garante suporte imediato dentro dos túneis do Rodoanel Norte. O CCO acompanha continuamente os sistemas desses trechos, permitindo identificar rapidamente qualquer anormalidade, como veículos com problemas mecânicos. Em situações mais graves, o próprio CCO pode acionar remotamente os sistemas de segurança. “A gente consegue, inclusive, acionar o sistema anti-incêndio dos túneis daqui mesmo.”
Outro aspecto monitorado a partir do CCO é a circulação da fauna. O sistema permite acompanhar a passagem de animais e identificar pontos com maior incidência, contribuindo para a gestão das estruturas existentes na rodovia, como as passagens de fauna. Esse controle amplia a segurança tanto para os motoristas quanto para os animais, reduzindo riscos de acidentes.

Tecnologia de ponta
As câmeras instaladas no Rodoanel Norte já nascem com tecnologias avançadas e possibilidade de evolução ao longo do tempo. De acordo com Brendon Ramos, o padrão tecnológico adotado permite, por exemplo, configurar a identificação de comportamentos considerados de risco. À medida que a operação avança, a inteligência artificial passa a reconhecer novos padrões e aperfeiçoar a detecção de eventos, tornando o monitoramento cada vez mais preciso.
Toda essa estrutura é sustentada por um sistema de energia projetado para garantir que o CCO permaneça operacional mesmo em situações adversas. O fornecimento conta com diferentes camadas de segurança: energia da concessionária local, sistemas de no-break e geradores próprios. Essa configuração assegura o funcionamento contínuo do centro de controle e dos demais sistemas da rodovia. “É uma estrutura feita para estar sempre operacional”, destaca o CEO.
Centro equipado
Além do monitoramento por imagem, o CCO tem papel estratégico no acionamento e na coordenação das equipes de atendimento ao longo do trecho. A estrutura operacional disponível inclui três guinchos, sendo dois leves e um pesado, duas ambulâncias, uma de pronto atendimento e outra de suporte avançado, além de caminhão-pipa, caminhão boiadeiro e equipes de inspeção de tráfego que atuam de forma permanente em toda a extensão da via.
O CCO também é responsável pelo atendimento telefônico operacional, por meio do 0800 da rodovia, voltado a emergências e informações sobre o tráfego. Já o canal da Ouvidoria funciona em horário administrativo e é destinado a manifestações como reclamações, solicitações, sugestões e elogios, mantendo o CCO dedicado integralmente às demandas operacionais e emergenciais.
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Para a concessionária, o modelo adotado no Rodoanel Norte representa um legado tecnológico para o Estado de São Paulo. A proposta é demonstrar que é possível implantar no Brasil um padrão de monitoramento compatível com o das rodovias mais modernas do mundo, com 100% da via acompanhada em tempo real e decisões centralizadas em um único centro de controle. Um modelo que, segundo a avaliação da empresa, tende a ser permanente e a se aperfeiçoar continuamente, tendo o Rodoanel Norte como um dos primeiros grandes exemplos dessa nova geração de infraestrutura rodoviária no estado.
Para Brendon Ramos, o modelo implantado no Rodoanel Norte representa um avanço duradouro para o Estado de São Paulo. “Mostrar que é possível trazer um padrão tecnológico moderno, que o mundo aponta, para o Brasil e para o estado de São Paulo, é o primeiro passo”, afirma. Segundo ele, a expectativa é que esse tipo de estrutura seja replicado em outras rodovias concedidas no país. “É um padrão em que 100% da rodovia é monitorada e a informação vai para um centro único, que toma ações de forma célere para salvar uma vida. Esse é um legado que veio para ficar, e o Rodoanel é o primeiro grande exemplo disso.”
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