O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade que integra o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, possui contrato de gestão com a Organização Social de Saúde, Fundação Faculdade de Medicina, e está ligada à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), realizará uma ação especial em alusão à campanha Julho Verde, mês de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço, das 10h às 13h30, na calçada do prédio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na Avenida Paulista.
A iniciativa, realizada em parceria com a FIESP, CIESP, SESI, SENAI E IRS, por meio do deCOMSAUDE da FIESP e do CIESP, busca conscientizar a população e alertar sobre prevenção, diagnóstico precoce e tratamento dos tumores que se desenvolvem na boca, língua, faringe, laringe, glândulas salivares, cavidade nasal e da tireoide, e que podem ter um impacto significativo nas funções vitais, como fala, deglutição, respiração, paladar e olfato.
Durante a ação, médicos, dentistas e membros da equipe multiprofissional, como enfermeiros, nutricionistas, fonoaudiólogos e assistentes sociais do Icesp, estarão à disposição do público com materiais explicativos sobre a doença e fornecerão orientações sobre quais os hábitos que podem auxiliar na prevenção, além de explicar os sintomas e sinais do corpo que podem ser motivo de alerta.
Além disso, haverá um totem em frente ao local com perguntas para que o público possa responder: “você fuma?”, “você tem feridas na boca por mais de 15 dias?”, “está rouco há mais de 15 dias?”, “você consome bebida alcoólica todos os dias?” e, caso o indivíduo responda “sim” para pelo menos duas delas, ele poderá passar por uma avaliação bucal gratuita, que será realizada no local pelos médicos e dentistas.
Outras atividades também fazem parte do calendário, como uma aula aberta gratuita com o tema “Estratégias para a Detecção Precoce do Câncer de Cabeça e Pescoço”, que será realizada no dia 22 de julho, das 19h às 20h30. Destinada a profissionais da saúde da rede de atenção primária e demais interessados no tema, a aula será online, com transmissão via Zoom, e ministrada pelo chefe do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Icesp, Prof. Dr. Marco Aurélio Kulcsar. Os participantes ganharão certificado e as inscrições devem ser realizadas no site: https://icesp.org.br/eventos/aulaabertajulhoverde/.
E para encerrar a programação, no dia 25 de julho, às 9h, estreia um videocast em que médicos e membros da equipe multiprofissional do Icesp conversarão sobre o que é o câncer de cabeça e pescoço, quais os sintomas, fatores de risco, tratamentos disponíveis e as melhores formas de prevenção.
O bate-papo estará disponível no canal do Icesp no YouTube (https://www.youtube.com/@InstitutodoCancerSp) e contará com a participação do chefe do grupo de Oncologia Clínica de Tórax, Cabeça e Pescoço, Prof. Dr. Gilberto Castro; da médica assistente do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço Dra. Mariana Faccini Teixeira; da nutricionista Tuane Guacira Novelli e da enfermeira Michelle Rocha Bove.
Entre os principais sinais de alerta para os tumores de cabeça e pescoço estão o surgimento de nódulos no pescoço, dificuldade para engolir, alterações na voz, rouquidão persistente, além de manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na boca e aftas.
De acordo com o Prof. Dr. Gilberto Castro, evitar o tabagismo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e fazer uso de preservativos nas relações sexuais são atitudes fundamentais para a prevenção da doença. “O Papilomavírus Humano (HPV) também está associado ao aumento do risco de câncer de cabeça e pescoço, por isso, a proteção é essencial”, afirma.
O Prof. Dr. Marco Aurélio Kulcsar destaca a importância da higiene bucal como parte da prevenção. Segundo ele, a falta de cuidados com a limpeza da boca pode favorecer o acúmulo de bactérias e levar a alterações na mucosa semelhantes às provocadas pelo uso de cigarro.
O especialista ainda reforça que incentivar bons hábitos desde a infância é uma das estratégias mais eficazes não apenas para prevenir o câncer de boca, mas também diversas outras condições de saúde bucal.
“É essencial ampliar a conscientização da população sobre os sinais da doença e formas de prevenção. Ao perceber qualquer alteração no corpo, é fundamental procurar atendimento médico. Quanto mais cedo o câncer é identificado, maiores são as chances de cura. Nos casos em que o diagnóstico ocorre nas fases iniciais, as taxas de sucesso no tratamento chegam a 80 a 90%, independentemente do tipo de tumor de cabeça e pescoço”, conclui o Prof. Dr. Kulcsar.
Campanha Julho Verde na Fiesp
Data: 17 de julho (quinta-feira)
Horário: 10h às 13h30
Local: Calçada da FIESP (Av. Paulista, 1313, Bela Vista – São Paulo)
Mín. 12° Máx. 21°