
Ao longo do mês de novembro, o Museu Republicano de Itu promove uma programação especial com atividades gratuitas e abertas ao público. A agenda inclui a inauguração de uma nova exposição, mesa-redonda com lançamento de livro, concertos musicais e uma atividade educativa para toda a família. Todos os eventos têm entrada gratuita e serão realizados no Museu Republicano de Itu e no Centro de Estudos do Museu Republicano, ambos situados no centro histórico da Estância Turística de Itu, em São Paulo. Não é preciso fazer inscrição prévia.
No dia 15 de novembro, às 10h, acontece a abertura da exposição A República em Cena: 100 anos da Coleção Prudente de Moraes, no Museu Republicano. A mostra marca o centenário da chegada do acervo do primeiro civil a ser eleito presidente do Brasil ao museu. São objetos pessoais, documentos e peças históricas que revelam aspectos da trajetória de Prudente de Morais (1841–1902), figura central da política brasileira durante o período de consolidação da República. A curadoria é de Ana Cláudia Fernandes de Castro Scuderi, com curadoria institucional do professor Francisco de Carvalho Dias de Andrade.
Também no dia 15, às 14h, acontece no Centro de Estudos o lançamento do livro Edgard Carone e a República em Capítulos, organizado por Fabiana Marchetti e Felipe Castilho. Referência nos estudos sobre a República brasileira, Edgard Carone deixou uma vasta obra histórica e bibliográfica. Os organizadores participam de uma mesa-redonda que contará com mediação de José Renato Galvão, técnico do museu e um dos autores do livro.
No dia 28 de novembro, às 19h30, o público é convidado para o concerto Lindo é o Nosso Amor, com o músico e compositor João Luiz. O músico apresenta pela primeira vez seu novo trabalho autoral. A apresentação une emoção, poesia e musicalidade brasileira em composições que falam das relações humanas e das potências do afeto.
Encerrando a programação, no dia 29 de novembro, às 10h, haverá a atividade educativa Contação de história: As lendas do Rio Tietê. Inspirada na exposição em cartaz Viagens fluviais: homens e canoas na rota das monções, que apresenta aspectos das expedições que se realizaram entre Porto Feliz (São Paulo) e Cuiabá (Mato Grosso) pelos rios nos séculos 18 e 19. A proposta é um mergulho no imaginário popular para conhecer narrativas tradicionais sobre um dos rios mais emblemáticos da história paulista.
O livro Edgard Carone e a República em Capítulos, que será lançado no dia 15 de novembro, aborda a trajetória de vida e a produção intelectual de Edgard Carone, procurando analisar criticamente o legado de sua obra para a historiografia brasileira. A obra é organizada por Fabiana Marchetti e Felipe Castilho de Lacerda e editada pela Com-Arte, Editora-laboratório do Curso de Editoração da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.
A publicação reúne os textos das conferências proferidas durante o evento realizado em 2023, em comemoração ao centenário do professor Edgard Carone (1923–2003), promovido pelo Grupo de Estudos Marxistas (Gmarx), pelo Programa de Pós-Graduação em História Econômica da USP e pelo Museu Republicano Convenção de Itu, uma das sedes expositivas do Museu Paulista da USP.
A mesa contará com a presença dos organizadores Fabiana Marchetti e Felipe Castilho de Lacerda, com mediação de José Renato Galvão, técnico da biblioteca do Museu Republicano e um dos autores da coletânea.
Fabiana Marchetti, mestre e doutora em História Econômica pela USP, atua nas áreas de História do Brasil República, Historiografia Brasileira e História do Livro e da Edição, sendo autora da tese premiada Livraria Francesa e Difel (Prêmio Capes de Teses 2024) e do livro Edgard Carone e a Ideia de Revolução no Brasil (2023). Felipe Castilho de Lacerda, doutor em História Econômica pela USP, com pesquisa na Universität Hamburg, é autor e tradutor de obras sobre marxismo e economia, integra grupos de pesquisa em História Contemporânea e coordena a Maria Antonia Edições. José Renato Margarido Galvão, mestrando em História Econômica pela USP, com formação em Letras e Biblioteconomia, atua como técnico no Museu Republicano de Itu, especializado em catalogação, revisão de textos e preservação documental.

Edgard Carone nasceu em 14 de setembro de 1923, na cidade de São Paulo, filho dos imigrantes libaneses Sharkir Jorge Carone e Sarah Hachen, e irmão de Jorge, Mário, Raul e Maxim Tolstói. Seu pai iniciou a vida no Brasil como mascate, tornando-se posteriormente comerciante de sapatos e camas e, mais tarde, proprietário de uma casa bancária – trajetória que proporcionou à família uma situação financeira estável. Pioneiro nos estudos sobre a República brasileira, Carone foi um historiador dedicado à reunião, análise e publicação de documentos.
Sua obra, que abrange o período de 1889 a 1964, constitui-se como um projeto político-intelectual voltado à compreensão das causas históricas do golpe militar de 1964. Nessa empreitada, o professor aliou um profundo conhecimento das fontes históricas e da bibliografia republicana a uma metodologia marxista inovadora no contexto universitário brasileiro de sua época. O resultado desse trabalho foi uma série de livros sobre o período republicano e as revoluções que o marcaram. Ao longo de sua carreira acadêmica, publicou diversas obras sobre essas temáticas e reuniu uma expressiva coleção de livros, que hoje integra o acervo da biblioteca do Museu Republicano de Itu.
Datas: de 15 a 29 de novembro
Museu Republicano Convenção de Itu (Rua Barão de Itaim, 67, Centro Histórico, Estância Turística de Itu)
Centro de Estudos do Museu Republicano de Itu (rua Barão de Itaim, 140, Centro Histórico – Estância Turística de Itu)
Entrada gratuita
Mais informações no site ou pelo e-mail: edu.mrci@usp.br
Mín. 15° Máx. 28°