
A Defesa Civil do Estado de São Paulo se antecipou e enviou, na noite desta sexta-feira (7), alertas via Cell Broadcast para mais de 30 milhões de paulistas, diante da previsão de ventos intensos e tempestades que atingiriam o estado entre a noite e a madrugada deste sábado (8).
A rápida atuação e o engajamento da população, que atendeu às orientações de segurança, foram fundamentais para reduzir os impactos. Os estragos foram muito menores do que poderiam ter sido, considerando a intensidade dos ventos registrados nas últimas horas.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, visitou o gabinete de crise montado no Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) da Defesa Civil do Estado por conta das previsões meteorológicas neste sábado (08).
“Estamos acompanhando de perto as fortes chuvas e ventos que atingem o Estado de São Paulo. Nosso foco é dar todo o suporte à população e nos antecipar a qualquer situação de risco. A Defesa Civil de São Paulo já emitiu alertas em diversas regiões e está preparada para agir e prestar todo tipo de apoio necessário”, disse Tarcísio.
No Vale do Paraíba, a previsão indicava rajadas de até 115 km/h, e São José dos Campos chegou a registrar 109 km/h. Na Região Metropolitana de São Paulo, os alertas apontavam ventos de até 90 km/h, e as rajadas atingiram 80 km/h. Já no interior, o município de Ourinhos registrou ventos de 93 km/h, o alerta indicava 95km/h na cidade.
Em todo o estado, foram contabilizadas 15 ocorrências relacionadas aos ventos, com 18 pessoas desalojadas, todas acolhidas por familiares. Não houve registros de vítimas graves, desaparecidos ou óbitos.

Nas próximas horas, devido ao afastamento da frente fria e do ciclone extratropical, o tempo volta a ficar estável em grande parte do Estado de São Paulo. A exceção é para a divisa com Minas Gerais e faixa leste que ainda poderão ter algumas chuvas isoladas.
Contudo, de acordo com a Defesa Civil, os atuais modelos indicam acumulados pouco expressivos. No litoral e faixa leste, as rajadas de vento tendem a apresentar valores da ordem de 40 a 50 km/h e a tendência é redução das rajadas, ao longo do período. Além disso, as temperaturas estarão em acentuado declínio e a sensação de frio persistirá nas regionais paulistas.
Mín. 12° Máx. 20°