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Currículo de educação digital tem consulta pública aberta até hoje (30)

Educadores, estudantes e sociedade civil podem enviar contribuições relacionadas a temas como inteligência artificial, redes sociais e segurança di...

30/10/2025 às 23h32
Por: Redação Fonte: Secom SP
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A iniciativa vai organizar as aprendizagens relacionadas ao uso crítico, criativo e responsável das tecnologias digitais. Foto: Governo de São Paulo/Divulgação
A iniciativa vai organizar as aprendizagens relacionadas ao uso crítico, criativo e responsável das tecnologias digitais. Foto: Governo de São Paulo/Divulgação

Termina nesta quinta-feira (30) o prazo de envio de contribuições para o novo capítulo de Educação Digital e Midiática que será incorporado ao Currículo Paulista . A consulta é aberta a educadores e estudantes de unidades das redes públicas e particulares, além da sociedade civil. O formulário está disponível para acesso na Secretaria Escolar Digital (SED) , Sala do Futuro e portal da Educação . O documento final será enviado ao Conselho Estadual de Educação para homologação em novembro.

A iniciativa vai organizar as aprendizagens relacionadas ao uso crítico, criativo e responsável das tecnologias digitais na Educação Básica, em todas as etapas de ensino — Infantil, Fundamental e Médio.

A consulta inclui ainda temas que não podem faltar na formação digital dos estudantes — como segurança de dados, produção de conteúdo, pensamento computacional, inteligência artificial e uso consciente das redes sociais — e convida a comunidade a indicar exemplos e situações do cotidiano que aproximem o currículo das vivências dos jovens.

“O avanço da tecnologia exige que a escola forme estudantes capazes não apenas de usar ferramentas digitais, mas também de compreendê-las, criar com elas e usá-las de forma ética e responsável. Este capítulo é um passo importante para tornar o Currículo Paulista ainda mais contemporâneo e próximo da realidade dos alunos”, explica o secretário da Educação, Renato Feder.

Aprendizagens para educação básica

O documento elaborado a partir das orientações do Complemento da Computação à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e propõe:

  • Na Educação Infantil, o uso de jogos, histórias e brincadeiras estimula a curiosidade e introduz o pensamento sobre como a tecnologia funciona.
  • No Ensino Fundamental, os estudantes aprendem sobre algoritmos, programação, segurança digital e criação de projetos digitais, desenvolvendo pensamento crítico e colaborativo.
  • No Ensino Médio, o foco se amplia para temas como inteligência artificial, automação, análise de informações e cidadania digital, preparando os jovens para a vida acadêmica, profissional e social em um mundo cada vez mais conectado.

Próximos passos

Com a aprovação do novo texto, a proposta da Seduc-SP é organizar de forma articulada e coerente os fundamentos pedagógicos, as competências e os eixos estruturantes da Educação Digital e Midiática integrada à educação básica e alinhada aos marcos legais nacionais, como o Parecer CNE/CEB nº 02/2022, as Resoluções CNE/CEB nº 01/2022 e nº 02/2025, e a Lei nº 14.533/2023, que institui a Política Nacional de Educação Digital.

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