A paixão pela corrida uniu o subtenente Osires Filho, 49 anos, e a sargento Darly Mariano, de 37. Antes apenas colegas de trabalho, o interesse em comum pelo esporte fez surgir uma amizade que duraria para a vida toda. Casados há dois anos e meio, eles se preparam para a maior competição de suas vidas como atletas amadores: a ultramaratona de Spartathlon, na Grécia.
A prova, realizada anualmente em setembro, é desafiadora. São 36 horas correndo ininterruptamente em um percurso de 246 quilômetros, que vai da cidade de Atenas a Esparta. A maratona é inspirada no mito de Fidípides, um mensageiro grego que teria feito o mesmo caminho durante um dia e meio para pedir ajuda ao exército espartano contra os persas.
“É uma das provas mais difíceis do mundo, que reúne os melhores ultramaratonistas da atualidade. Não são todos que conseguem chegar”, disse o policial. “Tem que ter muito preparo, disciplina e resiliência, além da adaptação a fatores climáticos, já que aqui estamos no verão e faz muito calor”, completou Osires.
O subtenente trabalha atualmente na 2ª Companhia do 10º Batalhão da Polícia Militar do Interior, responsável pela região de Piracicaba. Incentivado por um amigo, começou a correr em 2018. Mas a paixão pela corrida começou a aumentar, o que incentivou o policial a participar de provas com distâncias cada vez maiores.
Três anos depois, realizou a sua primeira ultramaratona de 100 quilômetros, realizada na cidade de Passa Quatro (MG). Desde então, já realizou 23 competições com essas características, sendo que a da Grécia, realizada no próximo sábado (27), será a primeira internacional.
O currículo de etapas disputadas é o mesmo da sargento Darly, da 5ª Companhia do 10º BPM/I. A policial divide com o parceiro os mesmos desafios e rotinas de treino. “Um dá forças para o outro desde o início. Isso nos motiva e nos deixa preparados para qualquer prova”, afirmou.
Uma das corridas acabou sendo especial para os dois. Há três anos, durante uma ultramaratona que percorre oito cidades mineiras, os policiais acabaram se machucando depois de concluírem mais da metade do desafio. No ano seguinte, superaram os 235 quilômetros de percurso, com Darly sagrando-se campeã e Osires o vice-campeão das em suas respectivas categorias.
Toda a experiência adquirida durante anos será colocada à prova neste final de semana. Os dois se juntarão a 388 atletas que irão passar por lugares históricos e desafiadores da Grécia. A largada será na Acrópoles de Atenas, onde cruzarão cidades, subirão montanhas, até chegar em Esparta aos pés da estátua do rei Leônidas.
“Eu só quero concluir o desafio no domingo e, depois, comemorar com todos que torcem por mim. Será a maior prova da minha vida”, disse Darly. O casal retorna a São Paulo na próxima quarta-feira (1º), um dia após a cerimônia de encerramento do evento.
Mín. 12° Máx. 15°