A caminho da sua terceira etapa em 2025, o Surf Para Todos, iniciativa da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo em parceria com a Associação Brasileira da Indústria dos Esportes com Pranchas (Abiep) que oferece aulas gratuitas de surf, registra números que comprovam a popularidade desse esporte no Brasil.
Entre março e julho, o programa passou pelas praias de Boracéia e Juquehy, litoral norte de São Paulo, e contabilizou mais de 4,4 mil pessoas em aula. A primeira escala em Boraceia durou de 27 de março a 18 de junho e recebeu 2.729 pessoas. Em Juquehy, 1.712 pessoas participaram das aulas de 29 de maio a 20 de julho.
“Conseguimos atingir o piso da meta. Mesmo com o inverno, não ficamos um dia de aula sem alunos. Nosso objetivo é bater a casa das 9 mil pessoas atendidas até o fim do ano”, comenta Romeu Andreatta, presidente da Abiep.
Além das aulas de surf, o programa tem como pilar a constituição de uma base de dados sobre o real impacto da modalidade na saúde mental dos seus praticantes. O primeiro recorte deste levantamento, realizado na etapa de Boracéia com entrevistas presenciais e online, aponta que 62,6% dos alunos sentiram-se em um nível de bem-estar moderado ao participarem das aulas, enquanto 27,2% enquadraram-se em um nível de bem-estar alto.
Agora o Surf Para Todos faz as malas para a Praia de Camburí, onde permanece de 30 de julho a 28 de setembro. O programa ainda passa por Maresias, de 2 de outubro a 23 de novembro, e Guaecá, de 14 de dezembro a 15 de fevereiro de 2026. Mais informações em surfparatodossp.com.br.
Mín. 14° Máx. 20°