As estradas do estado de São Paulo tiveram a melhor avaliação entre todas as unidades da Federação do país na Pesquisa de Rodovias da Confederação Nacional do Transporte (CNT), recentemente divulgada pela entidade.
São Paulo teve a segunda maior extensão pesquisada em quilômetros entre todas as unidades da Federação: 10.970 – cerca de 10% dos 114.197 km analisados no Brasil.
A pesquisa analisou o estado geral das rodovias, o pavimento, a sinalização e o traçado.
O estado geral foi considerado ótimo em 49,4% da extensão avaliada (5.431 dos 10.970 km), bom em 27,7% (3.039 km), regular em 22,1% (2.420 km), ruim em apenas 0,7% (74 km) e péssimo em somente 0,1% (6 km). São Paulo foi o estado com a maior porcentagem de avaliação de ótimo e bom (77,1%) – a título de comparação, no Brasil o índice chegou a 37,9%.
No critério de pavimento, 62,7% da extensão avaliada foram classificadas como ótimo, 5,9% como bom (total de 68,6%), 28,8% como regular, 2,6% como ruim e 0% como péssimo. No Brasil, índice de ótimo e bom foi de 43,5%.
Na avaliação da sinalização, 72% da extensão avaliada em SP foram classificadas como ótimo, 21,1% como bom, totalizando 93,1% (o maior índice no país), 6,7% como regular, 0,1% como ruim e 0,1% como péssimo. No Brasil, 50,4% foi o índice de ótimo e bom.
No critério da geometria da via (traçado), 52,8% da extensão avaliada foram classificadas como ótimo, 13,4% como bom, totalizando 66,2% (o maior índice do país), 26,9% como regular, 5,6% como ruim e 1,3% como péssimo. No Brasil, 37,8% foi o índice de ótimo e bom.
Pavimento: A qualidade do pavimento é um fator crucial para a segurança e o conforto dos usuários, impactando diretamente na vida útil dos veículos e nos custos de transporte. São avaliados aspectos como a presença de buracos, rachaduras, ondulações e deformações na superfície da pista.
Sinalização: A sinalização adequada é essencial para orientar os motoristas, garantir a fluidez do tráfego e prevenir acidentes. A pesquisa analisa a presença, visibilidade e estado de conservação de placas, faixas e outros elementos de sinalização, como tachas refletivas e defensas.
Geometria da Via: A geometria da via engloba as características físicas da rodovia, como curvas, aclives, declives, acostamentos, pontes e viadutos. Esses elementos influenciam diretamente na segurança e na capacidade da via de suportar o tráfego.
O estado de São Paulo concentra 14 das 20 rodovias classificadas como ótimas ou boas no Brasil , sendo 11 delas administradas por concessionárias.
Entre os destaques do ranking estão trechos de rodovias estratégicas como a SP-270 (Raposo Tavares), a SP-348 (Bandeirantes), a SP-070 (Ayrton Senna/Carvalho Pinto), a SP-021 (Rodoanel) e a SP-300 (Marechal Rondon). Essas vias aparecem entre as melhores do país e estão diretamente conectadas a projetos estruturantes conduzidos pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI).
Segundo a entidade, a precariedade da infraestrutura rodoviária tem impacto direto sobre a economia: rodovias em más condições elevam em média 31,2% os custos operacionais do transporte, percentual que pode chegar a 35,8% nas estradas sob gestão pública direta.
No caso paulista, parte dos trechos melhor avaliados está associada a contratos de concessão rodoviária, modelo que concentra investimentos em manutenção, ampliação de capacidade e segurança viária. A SP-270, por exemplo, aparece no ranking em mais de um trecho e atravessa regiões que vêm recebendo obras de duplicação, faixas adicionais e dispositivos de segurança.
O desempenho paulista no ranking da CNT é reflexo de uma política pública contínua e consistente, baseada em concessões modernas, contratos bem regulados, metas claras de qualidade e acompanhamento permanente do poder público.
Ao priorizar investimentos robustos na malha rodoviária, o Governo de São Paulo fortalece a infraestrutura como motor do desenvolvimento econômico e social, com impacto direto na segurança viária, na geração de empregos, no desenvolvimento regional e na competitividade da economia.
O reconhecimento nacional se traduz, na prática, em estradas melhor avaliadas, viagens mais seguras e rápidas e mais qualidade de vida para milhões de pessoas que utilizam diariamente as rodovias paulistas.
Veja o ranking:
1 – São Paulo: SP-270 (Raposo Tavares) / BR-267 / BR-374 – Trecho de Presidente Epitácio a Ourinhos – Ótimo
2 – Rio de Janeiro: RJ-124 – Trecho de Rio Bonito a São Pedro da Aldeia – Ótimo
3 – São Paulo: SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes) – Cordeirópolis – Ótimo
4 – São Paulo: SP-225 (Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros/Engenheiro Paulo Nilo Romano) / BR-369 – Trecho de Itirapina a Santa Cruz do Rio Pardo – Ótimo
5 – São Paulo: SP-320 (Rodovia Euclides da Cunha) – Trecho de Rubinéia a Mirassol – Ótimo (pública)
6 – Minas Gerais: BR-050 / BR-262 / BR-365 / BR-455 / BR-464 – Trecho de Araguari a Delta – Ótimo
7 – São Paulo: SP-070 (Rodovia Ayrton Senna/Carvalho Pinto) – Trecho de Taubaté a Guarulhos – Ótimo
8 – São Paulo: SP-021 (Rodoanel) – Trecho de Arujá a São Paulo l – Ótimo
9 – São Paulo: SP-270 (Raposo Tavares) / BR-272 / BR-373 – Trecho de São Paulo a Itapetininga – Ótimo
10 – Goiás: BR-050 / BR-352 – Trecho de Cristalina a Cumari – Ótimo
11 – São Paulo: SP-463 (Rodovia Elyeser Montenegro Magalhães) – Trecho de Ouroeste a Clementina – Ótimo (pública)
12 – São Paulo: SP-326 (Rodovia Brigadeiro Faria Lima)/ BR-364 – Trecho de Barretos a Matão – Ótimo
13 – Paraná: BR-163 – Trecho de Cascavel a Realeza – Ótimo
14 – Santa Catarina: BR-101 / BR-282 / BR-376 / BR-486 – Trecho de Garuva a Passo De Torres – Ótimo
15 – São Paulo: SP-334 (Rodovia Cândido Portinari) – Trecho de Cristais Paulista a Ribeirão Preto – Ótimo
16 – São Paulo: SP-351 (Rodovia Altino Arantes) / BR-265 – Trecho de Batatais a Santo Antônio da Alegria – Bom (pública)
17 – São Paulo: SP-333 (Rodovia Miguel Jubran) / BR-153 – Trecho de Sertãozinho a Florínia – Bom
18 – São Paulo: SP-310 (Rodovia Washington Luís) / BR-267 / BR-364 / BR-456 – Trecho de Mirassol a Cordeirópolis – Bom
19 – Mato Grosso do Sul: BR-359 – Trecho de Costa Rica a Coxim – Bom
20 – São Paulo: SP-300 (Rodovia Marechal Rondon) / BR-154 / BR-262 / BR-267 – Trecho de Castilho a Jundiaí – Bom
Uma das prioridades da gestão paulista, o programa de concessões rodoviárias integra o plano São Paulo na Direção Certa, lançado em maio de 2024. O plano está estruturado em três eixos centrais: Expansão de Investimentos, Melhoria e Efetividade do Gasto e Redução de Despesas Correntes, e Modernização da Administração Pública. Entre as medidas previstas, destacam-se a elaboração de estudos para a ampliação dos programas de transação tributária, a renegociação da dívida do Estado com a União, a modernização da relação do Fisco com os contribuintes e a revisão dos benefícios fiscais e tributários.