O projeto do Pedral do Lourenço, no rio Tocantins, avançou com a autorização para o início das obras no Trecho 2, após decisão da Justiça Federal, no último dia 19 de dezembro, que permitiu a retomada do empreendimento. A medida ocorre após a validação do licenciamento ambiental pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Resultado de mais de 15 anos de estudos técnicos, análises ambientais e articulação institucional, o empreendimento é conduzido pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), e integra a carteira de investimentos do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal. A iniciativa vem para fortalecer a navegação interior, ao ampliar a eficiência logística e gerar ganhos econômicos e sociais para a população da região.
Localizado em um trecho estratégico do rio Tocantins, no Pará, o Pedral do Lourenço concentra historicamente a principal limitação à navegação contínua da hidrovia Tocantins-Araguaia. A melhoria das condições nesse ponto permitirá ampliar a regularidade da navegação ao longo do ano, aumentar a segurança operacional e oferecer maior previsibilidade ao transporte hidroviário.
Com cerca de 1.700 quilômetros de extensão, a hidrovia conecta áreas produtoras do Norte e do Centro-Oeste ao Porto de Vila do Conde (PA), desempenhando papel fundamental na integração regional. A superação desse gargalo amplia a capacidade de escoamento da produção, contribui para a redução dos custos logísticos e fortalece a competitividade das cadeias produtivas, com impactos positivos na economia local e regional.
Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o avanço do projeto reflete uma política pública estruturada e orientada para resultados. “Estamos executando uma política nacional de hidrovias com visão estratégica, planejamento e respeito aos marcos ambientais. O avanço do Pedral do Lourenço representa um ganho estrutural para a logística do país e para o desenvolvimento regional”, afirmou.
Eficiência logística e sustentabilidade
A navegação interior se consolida como um modal estratégico ao combinar eficiência logística, menor custo e ganhos ambientais. O transporte hidroviário contribui para a redução do custo das mercadorias e para uma logística mais sustentável e acessível à população.
Para o secretário nacional de Hidrovias e Navegação, Otto Luiz Burlier, o fortalecimento da navegação interior gera efeitos diretos no cotidiano das famílias e no abastecimento dos municípios. “Quando reduzimos o custo do transporte, esse ganho se reflete no preço final dos produtos, no abastecimento das cidades e na melhoria da qualidade de vida da população. O Pedral do Lourenço faz parte de uma política pública que busca tornar a logística mais eficiente e acessível para quem vive e produz ao longo do rio Tocantins”, concluiu.
Impacto para a população da região
Com o avanço do projeto, além da melhoria das condições de navegação, a região passa a contar com ações de cuidado socioambiental, diálogo permanente com comunidades ribeirinhas e a construção de soluções mais adequadas à realidade local, assegurando que os benefícios da hidrovia alcancem quem vive e depende do rio Tocantins.
Ao fortalecer a circulação de cargas e mercadorias, o empreendimento contribui para apoiar municípios ribeirinhos, estimular economias locais e ampliar oportunidades produtivas ao longo da hidrovia. Dessa forma, a navegação interior se consolida como instrumento de desenvolvimento regional sustentável e de melhoria da qualidade de vida da população.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos