Geral São Paulo
Consulta Pública da Linha 16–Violeta termina na segunda-feira, 24 de novembro
Interessados devem encaminhar dúvidas e propostas por escrito, exclusivamente por e-mail
18/11/2025 08h06
Por: Redação Fonte: Secom SP

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos , informa que são os últimos dias da Consulta Pública do projeto de Parceria Público-Privada (PPP) da Linha 16–Violeta de metrô – a chamada Linha dos Parques. A sociedade tem até segunda-feira (24/11) para enviar sugestões e contribuições que ajudarão no aperfeiçoamento do projeto, que prevê a ligação da zona leste à zona oeste da capital.

Os interessados devem encaminhar dúvidas e propostas por escrito, exclusivamente para o e-mail ppplinha16@sp.gov.br , utilizando o formulário disponível na página do projeto no site da SPI (aba Audiências e Consulta Pública). Serão consideradas apenas as contribuições enviadas dentro do prazo e com todas as informações obrigatórias preenchidas. O regulamento também está disponível no site da secretaria.

Com investimento previsto de R$ 37,5 bilhões, está previsto para a primeira etapa de obras da nova linha: 19 quilômetros de extensão e 16 estações (Teodoro Sampaio; Oscar Freire; Nove de Julho; Jardim Paulista; Parque Ibirapuera; Dante Pazzanese; Ana Rosa; Parque Aclimação; Parque Independência; São Carlos; Paes de Barros; Vila Bertioga; Álvaro Ramos; Regente Feijó; Anália Franco e Abel Ferreira). Neste trecho, a expectativa é de transportar uma média de 475 mil passageiros por dia até 2040. A Linha 16 – Violeta deve contar com oito integrações.

A Linha 16 deve contar com oito integrações: Linha 1-Azul; Linha 2-Verde; Linha 4-Amarela; Linha 6-Laranja; Linha 10-Turquesa; e com as futuras linhas 19-Celeste; 20-Rosa; e 22-Marrom.

Audiências públicas
Além do período de consulta pública, a sociedade também pôde participar das audiências públicas que foram realizadas nos dias 7 e 8 de outubro de forma presencial e online, respectivamente. As sessões foram transmitidas e estão disponíveis no Youtube oficial do Governo de São Paulo.