Quem deseja estudar nas Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) tem uma nova ferramenta para ajudar nos estudos para o processo seletivo, cuja prova ocorre em 14 de dezembro. Criado por estudantes da Fatec Zona Leste, localizada na Capital, o aplicativo Vestibulize oferece recursos interativos que tornam o processo de aprendizagem mais dinâmico e acessível.
“Trabalhamos com o conceito de gamificação para tornar a rotina de estudos mais leve e divertida. O aplicativo pode ser utilizado em qualquer lugar”, explica Gabriel Messias da Silva, um dos autores do projeto. “O Vestibulize funciona como um quiz interativo. Cada fase corresponde a uma disciplina do processo seletivo. O jogador vai avançando e pontuando na medida em que elimina determinada disciplina.”
Gabriel desenvolveu a tecnologia ao lado dos colegas Guilherme Felix Barreto, Victor Hugo Taveira Navarro e Vinícius Valero Chabariberi, na disciplina de técnicas avançadas de programação web mobile do curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no modelo de Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS) .
Os conteúdos utilizados nas questões do aplicativo são oficiais, elaborados a partir de provas anteriores disponíveis no site do Centro Paula Souza (CPS), que administra as Fatecs e Escolas Técnicas Estaduais (Etecs).
O aplicativo disponibiliza questões de oito disciplinas: matemática, língua portuguesa, língua estrangeira, biologia, química, física, história e geografia. Os jovens estudam diversas possibilidades de aprimoramento do aplicativo. “Uma ideia é integrar inteligência artificial para ajudar os alunos na parte de redação. Também pensamos em testes vocacionais para ajudar a pessoa a escolher o curso mais adequado ao seu perfil”, acrescenta Gabriel.
“Esses alunos desenvolveram uma ferramenta para ajudar as pessoas que querem ingressar na Fatec e não conhecem o sistema do Vestibular. É uma maneira de auxiliar os novos candidatos a compreenderem o processo seletivo, para que cheguem mais preparados”, avalia o coordenador do Análise e Desenvolvimento de Sistemas AMS e orientador do projeto, Jeferson Roberto de Lima.
O Vestibulize está disponível para o sistema operacional Android. Faça o download gratuito aqui .
A inscrição para o Vestibular das Fatecs pode ser feita até as 15 horas de 7 de novembro, pelo site vestibular.fatec.sp.gov.br . A taxa é de R$ 47. O requisito para concorrer a uma vaga de Ensino Superior gratuito das Fatecs é ter concluído ou estar cursando o terceiro ano do Ensino Médio ou equivalente. Entre as novidades para o primeiro semestre de 2026, estão a criação de novos cursos de bacharelado e engenharia. A relação completa de cursos, vagas e unidades está disponível no site do Vestibular. Outras informações podem ser consultadas no Manual do Candidato .